Alunos da Fiec Indaiatuba desenvolvem aplicativo para auxiliar deficientes visuais no transporte público

Alunos da Fundação Indaiatuba na de Educação e Cultura- Fiec, realizaram na quarta-feira 29 de janeiro, a apresentação do aplicativo e protótipo conhecido como Ponto Digital, para o prefeito Nilson Gaspar (MDB), como solução para auxiliar deficientes visuais a utilizarem o transporte coletivo de Indaiatuba.

O sistema que surgiu de um trabalho de conclusão de curso há cerca de três anos, foi revisado e teve sua tecnologia atualizada, sob a supervisão do coordenador de Projetos Ricardo Massaru.

Os alunos de informática e estagiários da Fiec, Renato de Andrade Valim, Gabriel Lopes Pereira e Vitor Hugo Ramos Rita, remodelaram o aplicativo e o protótipo para que o mesmo seja instalado nos ônibus da cidade.

 

Massaru explica que, através dos recursos de localização e notificação ao passageiro, é possível dar as informações de embarque e desembarque. “A ideia é que quando o usuário do ônibus chegar ao ponto de ônibus, possa clicar no aplicativo através do seu smartphone, informando através de sistema de voz o destino desejado. Após a confirmação da linha, o software envia alertas sonoros ao usuário para informar a previsão de chegada do ônibus. Enquanto isso, o motorista do coletivo recebe através de um módulo, um alerta, sobre a presença de um deficiente visual em determinado ponto e que o mesmo aguarda por aquele ônibus”. Encerra.

Renato, acrescenta que o mesmo se aplica ao desembarque do passageiro “Após o usuário ter embarcado, o sistema envia notificações para que o mesmo saiba onde desembarcar. Ainda completa, “Os ônibus estarão integrados com o sistema em nuvem e o aplicativo, para que haja a comunicação e integração entre o sistema, aplicativo e veículos”. Conclui.

O projeto está em fase de testes, a próxima etapa será a instalação de protótipos dos módulos nos ônibus e a remodelação do aplicativo para que o mesmo auxilie também pessoas com algum tipo de dificuldade em leitura, fala ou escrita.

Presente na ocasião o superintendente da Fiec, Prof. Mário César Cobianchi falou da evolução do aplicativo. “O projeto vem sofrendo melhorias, no último ano os alunos participaram de uma competição envolvendo os modelos de Tcc Startup da Fiec, onde tiveram a oportunidade de expandir a visão do projeto, bem como entender a real necessidade dos usuários, foi possível focar em soluções através de modelos de Startups, tecnologia e inovação.

O prefeito Nilson Gaspar, avalia o projeto de Inclusão “É possível favorecer a acessibilidade e promover a inclusão dos deficientes visuais e demais pessoas com alguma deficiência de forma que auxilie na independência de locomoção, o futuro está na tecnologia, e através dela podemos melhorar a qualidade de vida dos indaiatubanos.” Encerra.

Tags: , , , ,

Related posts

Zé Dirceu é souto

A Justiça do Paraná determinou a soltura do ex-ministro José Dirceu na noite desta...

TEDx Indaiatuba

No dia 22 de outubro, será realizada a segunda edição do TEDx Indaiatuba. Com...

FAICI 2016

Força e Tradição, este é o tema, da FAICI 2016 (Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de...

HOTEL BRASTON INDAIATUBA TEM OPÇÃO PARA O DIA DOS NAMORADOS

HOTEL BRASTON INDAIATUBA TEM OPÇÃO PARA O DIA DOS NAMORADOS

FAICI 2014 – PROGRAMAÇÃO – PASSAPORTE

O Passaporte FAICI 2014 custará R$ 150 para os oito dias de festa.
FAICI INDAIATUBA 2014 – Concurso da Rainha acontece dia 22 de abril Seletiva do Concurso Rainha FAICI 2014 acontece dia 22 de abril Na categoria Adulto,...

MANIFESTAÇÃO EM 24/06 NA CÂMARA DE INDAIATUBA

Cerca de 400 pessoas participaram da  sessão da câmara —

1ª Indaiatuba Eco

A 1ª Indaiatuba Eco teve montagem das tendas na Raia de Remo do Parque...

Vendas Convite BAILE DO HAWAII 2012 clube 9 -Indaiatuba

Informações: Avenida Presidente Vargas,2000 Vila Homero – Indaiatuba, 13338-705 Telefone: (19) 3875-2480
Clube 9 de Julho inicia venda de ingressos para Baile do Hawaii 2012 Em sua 27ª edição, o tradicional Baile do Hawaii, que este ano terá como...

Comments are currently closed.

Top