Sessão Especial- Os Vingadores – Topázio Cinemas do Polo Shopping
abril 24, 2012Rodovia Sorocaba/Itu será duplicada e terá ciclovia, confirma Alckmin.
abril 25, 2012Nascido em Indaiatuba, o vereador Maurício Baroni Bernardinetti, de 39 anos, sempre foi meio precoce. Já com seis anos começou a freqüentar as aulas da 1ª série na escola Joaquim Pedroso, que era rural naquela época, e isso numa época em que o comum era iniciar os estudos aos sete. O restante dos estudos foram entre a antiga Alavanca e as estaduais Helena de Campos Camargo e Dom José de Barros Camargo, sempre atuando em grêmios e movimentos estudantis. A faculdade de Direito foi cursada inicialmente em Bragança Paulista e finalizada em Itu, e foi justamente neste período que começou a trabalhar, mesmo que de maneira indireta, com a população. “Aos 23 anos fui eleito o primeiro Conselheiro Tutelar de Indaiatuba, uma função de muita responsabilidade, ainda mais pela pouca idade que tinha. Depois exerci por dois anos Direito na Assistência Judiciária Gratuita, em seguida, fui chefe de gabinete do ex-presidente da Câmara, Natal Mora”, explica.
Além disso, Maurício trabalhou com o pai por um tempo no ramo comercial e fez curso técnico de Transações Imobiliárias, que habilita a atuação para Corretor de Imóveis. “É um caminho bem comum cursar faculdade de Direito, onde temos aula de Direito Imobiliário, e depois o curso de corretor, pois isso abre muitas portas”.
Filho de Marisa Baroni, conhecida professora da cidade, Mauricio diz que ela sempre o incentivou bastante. “Como ela não teve oportunidade de seguir a carreira política, acredito que ela deposita essa vontade em mim. Nossa relação é muito boa, temos personalidades bastante parecidas”.
A entrada da política na vida de Maurício aconteceu em 2000, quando foi eleito com 1.796 votos, sendo o vereador mais bem votado naquela eleição. Apesar ser a primeira vez que participava de uma eleição, sabia muito bem onde estava pisando. “Bem antes da eleição eu já fazia um trabalho de base, visitava bairros, comunidades, atendida a população no meu escritório, e mesmo como cidadão comum, eu levava as reivindicações aos órgãos públicos para tentar resolver os problemas”, explica.
A popularidade de Maurício pode ser constatada nas urnas: nas eleições de 2004 teve 2.270 votos, e na última eleição teve 3.243. “É nas urnas que a gente vê o resultado de nosso trabalho, o reconhecimento da população por aquilo que exercemos. Eu sempre procuro atender os anseios da população, e isso se reflete na hora da votação”.
Agora, prestes a ingressar em seu terceiro mandato, conta que ainda não fez planos para o futuro. “Vou continuar a elaborar projetos normalmente, mas também estou disposto a conhecer novos caminhos”.
Adepto ao esporte, diz que caminhar todos os dias de manhã é quase que uma mania na sua rotina, e que gosta de esportes mais livres, como natação, futebol ou andar a cavalo. Quando questionado sobre o futuro, declara: “Já melhorou muito. A conscientização das pessoas está maior graças ao acesso à tecnologia e informação, porém ainda precisamos melhorar bastante o lado humano”, afirma. “A solidariedade e fraternidade são fundamentais”, reitera.
fonte: semana em destaque