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agosto 3, 2017Novos parquímetros do estacionamento rotativo foram instalados ma região central da cidade; motoristas têm facilidade no pagamento e mais vagas livres.
A cidade de Sumaré tem, desde novembro do ano passado, o que há de mais moderno em sistemas de gestão de estacionamento rotativo- mais conhecido como “Zona Azul”- da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Agora o sistema integrado e o funciona online, permitindo que os administradores tenham uma ferramenta de controle avançada e em tempo real.
Aos usuários, os benefícios vão além de mais oferta por vagas na região central da cidade.
Com o novo sistema de estacionamento rotativo na região central, os usuários ganharam diversas opções para pagar pela permanência nas vagas demarcadas, sempre por uma ou duas horas. Os parquímetros recebem só moedas por enquanto, mas um cartão próprio, cartões de crédito e de débito serão opções muito em breve. Futuramente, pontos de vendas no comercio e um exclusivo aplicativo de celular para o pagamento virtual da vaga também entrarão em funcionamento, facilitando ainda mais para os motoristas que buscarem uma das vagas da Zona Azul de Sumaré.
SEM PAPEL:
Alem disso, agora não há mais a necessidade de afixar o tíquete no para-brisa do carro. Basta dirigir o número da placa na plataforma (nos parquímetros, mesmo que eles estejam longe da vaga), efetuar o pagamento e aguardar pela impressão do comprovante.
Para os comerciantes, a nova ferramenta facilita o acesso dos consumidores aos seus estabelecimentos, pois vai aumentando a rotatividade e oferece mais vagas livre para quem busca a região comercial para comprar algum produto ou obter um serviço especializado.
Roberto Rizzo, diretor da Rizzo Parking, concessionária do serviço de estacionamento rotativo em Sumaré, ressaltou que o sistema é integrado e online. “Além da rotatividade das vagas, o serviço como um todo tem uma melhor gestão. Tudo é acompanhado em tempo real pela Central de Controle da Prefeitura, desde a aquisição dos créditos, inserção da placa do veiculo, arrecadação e quantidade de vagas disponiveis”, comentou.
A cada 100 vagas de carro, há cinco pontos de vendas. Ao todo, foram instalados 22 parquímetros. A empresa disponibiliza ainda mais 12 agentes para orientar e efetuar o pagamento e, além disso, pretende implantar mais de 50 pontos de vendas da Zona Azul no comércio. “A nossa meta é instalar 84 pontos de vendas. Estamos criando facilidade para as pessoas pagarem pela Zona Azul”, ressaltou.
CAMPANHA
Uma campanha educativa está sendo desenvolvido pela concessionária para “ensinar” o usuário a utilizar o novo parquímetro, colocando apenas a placa do veículo e pagando com moedas ou as outras formas. “Percebemos que as pessoas ainda têm dificuldade ou até insegurança e por isso estamos com equipes nas ruas orientando. Gradativamente vamos implantando as melhorias até que todos saibam a utilizar o sistema”, falou.
Equipes nas ruas estão ensinando a digitar a placa do veiculo no parquímetro. Antes, segundo o diretor, nos parquímetros bastava colocar a moeda, retirar o ticket e colocar no veículo. Agora, isso não é mais necessário, Basta apenas colocar a placa do veículo, pagar e aguardar a impressão do recibo que garante o pagamento.
“Com a inserção da placa do veículo no sistema, você consegue parar em todo o perímetro da Zona Azul ao longo de uma ou duas horas, variando de acordo com seu pagamento. O sistema monitora a placa do veículo, explicou.
Em Sumaré, existem atualmente 772 vagas de estacionamento rotativo já implantada nas principais vias de comércio. “Uma terceira etapa de implantação da Zona Azul previa a totalização de 1.090 vagas (Sendo 318 novas), no trecho a partir da Rua Ipiranga até a Rua Antonio de Carvalho, informou recentemente a prefeitura.