
Fim de semana tem encerramento do 23º Festival de Rock de Indaiatuba com Banda Dead Fish
novembro 11, 2025
Prefeito de Indaiatuba apresenta secretário de Mobilidade Urbana
novembro 12, 2025A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Cultura e com apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), realiza entre os dias 16 e 20 de novembro a Semana da Consciência Negra 2025. A programação, que acontece em diversos espaços da cidade, propõe momentos de reflexão, aprendizado e celebração da cultura negra, com atividades voltadas a todas as idades.
A abertura será no domingo (16/11), a partir das 7h30 com concentração no Casarão Pau Preto, e saída 8h, para uma caminhada pelo centro da cidade em uma ação que simboliza o movimento coletivo pela igualdade racial e pelo respeito à diversidade. A iniciativa é organizada pelo Compir e contará com atividades de aquecimento e integração dos participantes.
Durante a semana, a programação segue com exibições de filmes, rodas de conversa, oficinas, exposições e apresentações culturais, que abordam temas como representatividade, racismo, literatura e arte.
Na segunda-feira (17/11), o Topázio Cinemas exibe o longa Malês, direção de Antônio Pitanga, seguido de debate e roda de conversa com a palestrante professora Dra. Nádia Nogueira, com ingresso solidário de 1 litro de óleo para o Funssol.
Na terça-feira (18/11), a Biblioteca Pública recebe a exposição Racismo no Esporte a partir das 19h. Na Biblioteca Municipal haverá uma oficina de letramento racial, também às 19h, realizada pelo Compir.
Na quarta (19/11), tem Roda de Conversa sobre o livro Cartas para Minha Avó, da escritora Djamila Ribeiro, mediado pela advogada e mestranda em sociologia Francine Oliveira da Silva e a professora Dra. Nádia Nogueira. O encerramento da programação ocorre na quinta-feira (20/11) com o CorAção, evento de Hip-Hop no CEU do Jardim São Conrado, a partir das 9h.
De acordo com a Administração Municipal, a Semana da Consciência Negra é um momento de valorização da história e da contribuição da população negra na construção da cidade e do país, além de fortalecer o compromisso de Indaiatuba com a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo.
“É uma semana de escuta, diálogo e aprendizado coletivo. Falar sobre consciência negra é reconhecer nossa diversidade, promover respeito e reafirmar o compromisso com a equidade racial”, destaca o Compir.
No final do percurso acontece a apresentação do Projeto Social Educa Capoeira, idealizado pelo mestre Muzenza, Reginaldo Farias de Oliveira,que tem como objetivo transformar vidas por meio da capoeira. É um projeto sociocultural que promove a inclusão e oportunidades para crianças em situação de vulnerabilidade.
A importância da Semana da Consciência Negra
Celebrada em 20 de novembro, data que marca o Dia Nacional da Consciência Negra e homenageia Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência contra a escravidão no Brasil, a semana convida toda a sociedade a refletir sobre os impactos históricos e sociais do racismo e sobre a necessidade de ações contínuas pela justiça e pela representatividade.
Mais do que uma comemoração, a Semana da Consciência Negra é um chamado à responsabilidade coletiva, de reconhecer, valorizar e promover a cultura afro-brasileira em todos os espaços. É um lembrete de que a luta por igualdade e respeito deve ser permanente, e que a educação e o diálogo são os caminhos mais potentes para transformar realidades.
Serviço:
Caminhada – Semana da Consciência Negra
Domingo – 16/11/2025
Concentração: 7h30
Horário de saída: 8h
Local de saída: Casarão Pau Preto – Rua Pedro Gonçalves, 477 – Centro.
Local de encerramento: Praça Dom Pedro II.
Responsável: Compir (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial)
Classificação: Livre
Exibição do Filme: Malês (Dirigido por Antônio Pitanga)
Segunda-feira – 17/11/2025
Horário: 20h15
Local: Topázio Cinemas (Shopping Jaraguá)
Classificação: 14 anos
Ingresso solidário – 1 litro de óleo
Exposição de Quadros Racismo no Esporte
Terça-feira – 18/11/2025
Horário: 19h
Local: Biblioteca Pública
Classificação: Livre
Oficina de Letramento
Terça-feira – 18/11/2025
Horário: 19h
Local: Biblioteca Municipal Antônio Modanesi
Responsável: Compir (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial)
Classificação: 12 anos
Roda de Conversa: Livro Cartas para minha Avó (autora Djamila Ribeiro)
Mediado pela advogada e mestranda em sociologia Francine Oliveira da Silva e a Profª Drª Nadia Nogueira
Quarta-feira – 19/11/2025
Horário: 19h
Local: Biblioteca Municipal Antônio Modanesi
Classificação: 12 anos
CorAção Hip-Hop
Quinta-feira – 20/11/2025
Horário: 9h
Local: CEU Jardim São Conrado





