Câmara Indaiatuba aprova alterações no plano de carreira dos guardas civis
outubro 23, 2023Professor da Rede Municipal de Educação de Indaiatuba recebe prêmio Educador Nota 10
outubro 30, 2023Objetivo é fomentar competências digitais dos estudantes na adoção de tecnologias no ambiente escolar
Na noite da segunda-feira (23) a Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba realizou o lançamento do Programa Aluno Tutor em Tecnologia Google. O evento realizado em parceria com a Colaborativa, empresa parceira do Google for Education, reuniu 21 alunos da Emeb Prof. Antônio Luiz Balaminuti, com seus responsáveis e gestores para apresentar a proposta e as etapas do programa. O objetivo é fomentar competências digitais dos estudantes na adoção de tecnologias no ambiente escolar.
Durante as 57 horas de formação, os estudantes terão acesso a um curso à distância, realizado em uma plataforma gamificada, o Lúdicos Game, onde aprenderão sobre as principais ferramentas do Google e terão contato com noções de cidadania digital. Nas etapas seguintes, ocorrerão encontros síncronos, presenciais e em ambiente virtual.
Todas as atividades são conduzidas pelos especialistas em tecnologias educacionais da Colaborativa, com apoio de um “embaixador”, um educador da unidade escolar que fica responsável por mediar e acompanhar os alunos na trilha formativa. A fase final do programa é a etapa “Adote um professor”, em que cada participante fica encarregado de auxiliar algum professor ou funcionário em uma necessidade tecnológica.
Para receber o certificado é necessário que o aluno comprove esse atendimento, realize as atividades avaliativas ao final de cada encontro, os cenários práticos para compor o portfólio do curso e obtenha o aproveitamento mínimo estabelecido.
A iniciativa Aluno Tutor em Tecnologia Google é uma das ações que compõem o Programa de Transformação Digital, implementado em 2021 na Rede Municipal de Indaiatuba em parceria com a Colaborativa. O programa oferece formação continuada e oficinas em ferramentas digitais que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem e na gestão escolar, de acordo com o segmento de atuação dos profissionais.