PREFEITURA PROMOVE PRÉ-LANÇAMENTO DA ROTA GASTRONÔMICA E CONVIDA EMPRESÁRIOS EM INDAIATUBA
fevereiro 19, 2020Animais de estimação podem transmitir o novo coronavírus?
fevereiro 28, 2020Nesta sexta-feira (28/2), a Secretaria de Saúde de Indaiatuba afirma que foi informada pelo GVE XVII (Grupo de Vigilância Epidemiológica) Campinas, que a notificação de “provável caso suspeito para Covid-19 (Novo Coronavírus) não preencheu critérios de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde e, portanto, não é considerado caso suspeito”.
Mesmo assim, por precaução, o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Indaiatuba manteve a orientação de isolamento domiciliar de 14 dias (quarentena) para o paciente e seguiu o protocolo para Influenza com administração de Tamiflu e coleta de material para detecção de vírus.
Na nota anterior, divulgada na manhã desta sexta , a Secretaria da Saúde de Indaiatuba informou que o caso suspeito – descartado agora à tarde – era de um homem de 20 anos, que trabalha no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Ele passou por atendimento no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc), em Indaiatuba, na manhã de hoje, e apresentava quadro leve de febre, tosse seca e coriza.
COMO PREVENIR A CONTAMINAÇÃO
Para redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente as de grande infectividade, orienta-se que sejam adotadas medidas gerais de prevenção, como:
– Realizar frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir alimentos;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
– Manter os ambientes bem ventilados;
– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.