Gê Beleza é escolhido para participar do Making Waves Day
fevereiro 4, 2013Celular da região de Campinas terá 9º dígito até fim de 2013
fevereiro 4, 2013O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) e o superintendente do SAAE, engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar, acompanharam na quinta-feira (24/1), a execução da base de concreto do reservatório apoiado metálico de água tratada que a autarquia está construindo no Complexo II Vila Avaí (Rua Tangará, 540), realizando coletiva de imprensa no local.
O reservatório, de chapas de aço parafusadas, com revestimento (interno e externo) em epóxi para água potável, será o maior já construído pelo SAAE, com capacidade para armazenar 6,3 milhões de litros de água tratada, favorecendo principalmente o abastecimento das zonas Norte e Central da cidade.
O valor do investimento é de R$ 3,9 milhões, de recursos próprios do SAAE. A obra deverá estar concluída em meados de abril.
Para a 2ª etapa de concretagem da base foram utilizados 674 metros cúbicos de concreto autoadensável resfriado (na mistura foram colocadas escamas de gelo ao invés de somente água). A técnica é inédita na construção de reservatórios em Indaiatuba. Agora, serão necessários 7 dias para a cura úmida e 28 dias para a cura total.
O novo reservatório irá praticamente dobrar a capacidade de reservação da ETA I, que hoje é de 7,5 milhões de litros, elevando essa capacidade para 13,8 milhões de litros.
Atualmente, o SAAE dispõe de 46 reservatórios que reservam 30 milhões de litros de água tratada.
Com a conclusão do novo reservatório, o volume reservado terá um acréscimo de 21%, totalizando 36,3 milhões de litros de água tratada de reservação, em 47 reservatórios.
Esse volume atende a recomendação dos especialistas para que o município disponha de um volume reservado de um terço do volume consumido no dia de maior consumo.
O prefeito Reinaldo Nogueira destacou a importância de se investir na ampliação do sistema de reservação, para que a água potável chegue em quantidade e qualidade aos usuários. “Esta obra é mais uma prova da capacidade de investimento do Saae e demonstra nossa preocupação em estar sempre avançando, para alcançarmos o objetivo de fornecer água tratada a 100% população indaiatubana”, enfatizou o prefeito.
Reservatórios regionais
O superintendente do SAAE, engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar, informou que a autarquia está licitando a construção de mais dois reservatórios, cada um com capacidade para armazenar 5 milhões de litros de água tratada. “Estaremos investindo mais R$ 7,9 milhões de recursos próprios do SAAE, na construção de mais dois reservatórios que terão função regional, garantindo o abastecimento de água tratada em regiões distantes do Centro da cidade”, esclareceu Gaspar.
A construção de reservatórios de maior porte, ao invés de reservatórios menores, como vinha ocorrendo, visa otimizar a distribuição de água e a manutenção das unidades, atualmente, controladas em tempo real, on line, pelo Centro de Controle de Operações (CCO) instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA I), na Vila Avaí.
Mais informações em www.saae.sp.gov.br, comunicacao@saae.sp.gov.br, e pelos telefones 3834-9493 e 9786-2100.