PROGRAMA CAMINHO DAS ROSAS COMEMORA UM ANO E ANUNCIA NOVIDADES

Programa de prevenção à violência contra a mulher ganhou viatura identificada

A Prefeitura de Indaiatuba promoveu nesta quarta-feira (25) mais uma edição do Ação Mulher, que teve como foco a apresentação dos resultados do primeiro ano do Programa de Prevenção à Violência Contra a Mulher – Caminho das Rosas e também o anúncio de algumas novidades, como a viatura identificada com o logo do programa. O evento aconteceu no Mosteiro de Itaici e contou com as presenças do Prefeito Nilson Gaspar (MDB), da secretária de cultura e idealizadora do programa, Tânia Castanho, da delegada da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Bruna Romeiro, da vereadora Silene Carvalini (PP), entre outras autoridades e empresárias.

 

O gestor municipal lembrou que seu governo está focado em desenvolver políticas públicas que trazem mais tranquilidade e segurança para as pessoas. “De acordo com o Ministério da Saúde somente em 2018 foram registrados 145 mil casos de violência contra a mulher no Brasil, com uma agressão a casa quatro minutos. Não podemos mais aceitar essa situação, por isso o Programa Caminho das Rosas está unindo forças entre a prefeitura (por meio das secretarias de segurança, saúde, assistência social, esportes e cultura), polícias civil e militar, ministério público, entre outras instituições, preparando todas as equipes de atendimento para que a mulher seja acolhida e não aceite viver em situação de violência”, enfatizou.

“Muitas vezes a mulher que vive a violência doméstica está com seu lado emocional destruído e não tem forças ou coragem para sair daquela situação. Unindo nossas forças queremos oferecer a essa mulher uma sociedade que a ampara, orienta e ofereça uma oportunidade. Além das parcerias que já temos, muitas empresárias também sinalizaram apoio e parceria à nossa iniciativa”, explicou a idealizadora do programa, Tânia Castanho.

Ela também anunciou novidades. “Um grupo formado inicialmente por 15 guardas municipais fará em breve o curso ‘Patrulha Maria da Penha’, com foco no atendimento à violência contra a mulher. Os agentes direcionados para o atendimento às ocorrências atuarão identificados com a braçadeira e também contarão com a viatura específica para o atendimento às ocorrências que abrangem o Caminho das Rosas, como o cumprimento das medidas protetivas, por exemplo. Nosso programa está se fortalecendo cada vez mais, para o bem das nossas mulheres”, concluiu.

O Ação Mulher contou com ainda com a explanação dos responsáveis por cada setor do Caminho das Rosas. A diretora da Secretaria de Assistência Social, Viviane Barnabé, abordou as ações sociais relacionadas ao Caminho das Rosas; a diretora da Guarda Civil, Inspetora Marilsa Souza, falou sobre as questões envolvendo a segurança; e a assessora médica da Secretaria de Saúde, Heloísa Salatino, sobre os atendimentos registrados na área da saúde.

Dentro das próximas ações do Caminho das Rosas, está previsto um treinamento específico para médicos que abordará os principais sinais e sintomas de uma mulher vítima de violência; e também a implantação do atendimento prioritário para as vítimas de violência doméstica que estejam acompanhadas de guarda civil ou autoridade policial.

Desde o lançamento do programa, em 03 de setembro de 2018, cerca de 2 mil profissionais das secretarias de saúde, assistência social e segurança participaram do treinamento de humanização no acolhimento à mulher, ministrado pelo médico neurologista Dr. Luiz Antônio da Costa Sardinha.

 

DADOS

De janeiro a agosto de 2019 a Guarda Civil de Indaiatuba registrou 151 casos de violência doméstica contra a mulher, aumento de 29,05% com relação aos registros de 2018 (117). Durante todo o ano de 2017 foram apenas 78 ocorrências. As prisões em flagrante também deram um salto significativo, passando de seis em 2018 para 43 até agosto deste ano.

A diretora da Guarda Civil, Inspetora Marilsa Souza, lembrou que esse aumento das denúncias já era esperado. “Com o lançamento do Caminho das Rosas nós já esperávamos essa ampliação dos casos porque as mulheres estão sendo encorajadas a buscar ajuda, e nossa intenção é justamente mostrar que ela está amparada para isso. Portanto, se você é uma vítima de violência doméstica ou presencia uma situação dessa, ligue 153”, enfatizou.

A delegada Bruna Romeiro ressaltou que em média 70% dos flagrantes de violência contra a mulher registrados em Indaiatuba são atendidos pela Guarda Civil de Indaiatuba. Um mapeamento realizado pela corporação mostrou que em Indaiatuba a maioria dos casos são registrados às terças-feiras, sábados e domingos e nos horários que compreendem o final da tarde até a madrugada (das 18h às 3h). A maioria das vítimas tem entre 20 e 39 anos, a mesma faixa etária da maioria dos agressores.

DEFESA PESSOAL

A Secretaria Municipal de Esportes anunciou que irá promover nos sábados de outubro uma oficina de defesa pessoal exclusivamente para mulheres. Serão duas turmas (até 20 participantes em cada) com aulas às 8h e às 10h no Núcleo Esportivo do Parque Corolla, situado à Rua Seraphin Gilberto Candello, s/nº. As inscrições poderão ser feitas a partir de segunda-feira (30) pelo telefone 3825-6270.

 

Fotos: Eliandro Figueira RIC/PMI

Tags: , ,

Related posts

TEDx Indaiatuba

No dia 22 de outubro, será realizada a segunda edição do TEDx Indaiatuba. Com...

FAICI 2016

Força e Tradição, este é o tema, da FAICI 2016 (Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de...

HOTEL BRASTON INDAIATUBA TEM OPÇÃO PARA O DIA DOS NAMORADOS

HOTEL BRASTON INDAIATUBA TEM OPÇÃO PARA O DIA DOS NAMORADOS

FAICI 2014 – PROGRAMAÇÃO – PASSAPORTE

O Passaporte FAICI 2014 custará R$ 150 para os oito dias de festa.
FAICI INDAIATUBA 2014 – Concurso da Rainha acontece dia 22 de abril Seletiva do Concurso Rainha FAICI 2014 acontece dia 22 de abril Na categoria Adulto,...

MANIFESTAÇÃO EM 24/06 NA CÂMARA DE INDAIATUBA

Cerca de 400 pessoas participaram da  sessão da câmara —

1ª Indaiatuba Eco

A 1ª Indaiatuba Eco teve montagem das tendas na Raia de Remo do Parque...

Vendas Convite BAILE DO HAWAII 2012 clube 9 -Indaiatuba

Informações: Avenida Presidente Vargas,2000 Vila Homero – Indaiatuba, 13338-705 Telefone: (19) 3875-2480
Clube 9 de Julho inicia venda de ingressos para Baile do Hawaii 2012 Em sua 27ª edição, o tradicional Baile do Hawaii, que este ano terá como...

Comments are currently closed.

Top