Temperaturas globais devem bater novos Records de mais quentes
maio 25, 2023STILL apresenta uma solução compacta, prática, elétrica e principalmente econômica para o mercado brasileiro
maio 31, 2023
Visitantes do Museu da Água e Parque do Mirim poderão plantar mudas frutíferas e nativas
A Prefeitura Municipal de Indaiatuba, através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), vão promover um plantio de árvores frutíferas e nativas da Mata Atlântica e fazer um pomar pedagógico, no domingo dia 4, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente que é comemorado dia 5 de junho.
No Museu da Água, serão disponibilizadas 40 mudas de árvores frutíferas e no Parque do Mirim serão 50 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, oferecendo aos participantes a oportunidade de plantar sua própria árvore fortalecendo os ecossistemas locais e contribuindo para a manutenção da biodiversidade.
O Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela Organização das Nações Unidas, tem como objetivo principal chamar a atenção da população para os problemas ambientais e a necessidade de preservar o meio ambiente e os recursos naturais. Nesse contexto, o Saae deseja contribuir para essa causa global, buscando o desenvolvimento sustentável e o equilíbrio ambiental.
O superintendente do Saae, Engenheiro Pedro Claudio Salla, ressalta a importância de cada indivíduo em compreender sua responsabilidade coletiva na proteção do meio ambiente e em adotar a prática em seu cotidiano. O plantio de árvores frutíferas e nativas representa um passo significativo na construção de um mundo mais verde, onde a natureza e a vida prosperam em harmonia.
“Essa ação do Saae demonstra o compromisso da autarquia com a sustentabilidade que, junto com a população, se movimenta em prol da preservação do planeta. Ao plantar essas árvores, não estamos apenas garantindo o combate as mudanças climáticas, mas também promovendo a preservação da fauna e flora local e garantindo a disponibilidade de recursos naturais para as gerações futuras”, aponta o superintendente.
O secretário Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Semurb), Guilherme Magnusson, salienta a importância do evento para refletirmos sobre nossas ações e os impactos que elas têm no planeta. “Através dessas ações, somos chamados a tomar consciência dos problemas ambientais e adotar medidas concretas para proteger o meio ambiente e os recursos naturais que são essenciais para a nossa sobrevivência”, diz Magnusson.
Magnusson, ainda acrescenta que, cada árvore plantada representa a esperança de um futuro melhor, em que a natureza seja preservada e a biodiversidade seja valorizada. Além disso, o plantio de árvores contribui para combater as mudanças climáticas, pois as árvores absorvem o dióxido de carbono e liberam oxigênio, ajudando a purificar o ar e equilibrar o clima.