
More no Parque dos Pássaros, uma localização privilegiada em Indaiatuba
março 20, 2025
Time Primavera de Indaiatuba vence Taubaté fora de casa na A2 e fica perto de acesso inédito ao Paulistão
março 26, 2025Ação abordou uso consciente da água, descarte correto de resíduos e cuidados com o meio ambiente
A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) e a Secretaria de Saúde participaram nesta sexta-feira (21/03) de um evento promovido pela empresa Unilever em comemoração ao Dia Mundial da Água. A ação direcionada aos colaboradores e prestadores de serviços da empresa foi realizada no horário de almoço e teve como proposta a conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos. Mais de 200 pessoas passaram pela exposição.
Nos estandes montados no acesso ao refeitório da empresa, a equipe do Projeto Click Árvore fez a doação de 40 mudas de árvores adequadas para plantio em calçadas, e orientou sobre a importância da arborização urbana e a conservação dos recursos naturais. Para quem não conseguiu levar a muda na hora, a equipe realizou o cadastro para o plantio posterior na residência do solicitante. A equipe ainda promoveu um Quiz Interativo, com uma dinâmica de perguntas e respostas sobre o papel das árvores no ciclo da água e no equilíbrio climático, e exibiu um vídeo produzido pela Agência Nacional de Águas, abordando a importância do uso racional da água e estratégias para evitar o desperdício.
A equipe do Saae distribuiu revistinhas do projeto “Educa Água” que apresentam, de forma lúdica e acessível, a importância da participação de todos na preservação do meio ambiente por meio de hábitos simples e fáceis de incorporar à rotina. Também foram distribuídos materiais das campanhas “Água não nasce na torneira” e “Rede de esgoto não é lixeira”, reforçando a importância do uso consciente da água e do descarte correto de resíduos, além da exibição de um vídeo que explica o processo de tratamento de água em Indaiatuba.
O Programa Municipal de Controle da Dengue aproveitou a ação para abordar a prevenção da doença. No local, foi montado um stand interativo para mostrar o ciclo biológico do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e as principais formas de prevenção. Quem passou por lá, conseguiu ver no microscópio a fase larval e a fase alada do Aedes Aegytis, para aprender a identificá-lo nos locais onde frequentam. Por meio de um jogo de cards de certo e errado as pessoas puderam realizar uma avaliação sobre o seu conhecimento a respeito dos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito em suas residências e demais locais onde frequentam.