Parque dos Pássaros – Novo empreendimento Vic Engenharia em Indaiatuba
dezembro 16, 2024Nos oito anos foram entregues três escolas de período integral, oito creches, três Emebs, além de 19 Emebs ampliadas e reformadas
Com mais de 4 mil vagas ampliadas entre creche, pré-escola e ensino fundamental, o balanço das duas gestões do prefeito Nilson Gaspar foi marcado por importantes conquistas que colocam o ensino municipal de Indaiatuba entre os melhores do Brasil. Em oito anos três unidades escolares passaram a atender em período integral, totalizando 1096 beneficiados. Foram construídas oito creches e três escolas de ensino fundamental, além de 19 ampliações e reformas em unidades escolares, sendo que a manutenção geral e repintura são contínuas.
Neste período o número de servidores da Educação passou de 2.554 para 2.876. Com investimento de mais de R$ 60 milhões, a Secretaria de Educação de Indaiatuba promoveu a implantação do programa de inovações digitais e pedagógicas na Rede Municipal de Ensino, que incluiu tablets com internet para alunos, substituição de notebook dos professores, treinamento do Google for Education para professores, kit com projetor interativo, lousa digital e computador com internet nas salas de aula e climatizadores nas salas de aula. O Sistema Sesi de Ensino e inclusão da robótica educacional foram outros benefícios implantados pelo prefeito Nilson Gaspar.
O prefeito Nilson Gaspar celebrou o índice da primeira avaliação nacional em larga escala após o período da pandemia de Covid. “A educação de Indaiatuba está de parabéns, porque este Ideb mostra que o município está conseguindo recuperar o tempo de aprendizagem que foi perdido durante a pandemia. Essa recuperação só foi possível porque temos um corpo docente bem formado e comprometido em manter a qualidade do ensino oferecido pelo município. Temos uma rede de ensino muito bem estruturada, nossas escolas oferecem uma excelente infraestrutura, equipadas com os mais modernos recursos de tecnologia, tudo para reforçar o processo de aprendizagem de nossas crianças”, ressaltou. “Os investimentos continuam e nosso objetivo é melhorar cada vez a formação de nossas crianças, porque queremos formar cidadãos preparados para o mundo. Os números são apenas consequência desse trabalho”, ressaltou.
2017
– Emeb Padre Joaquim Aparecido Rocha, localizada no Jardim Tancredo Neves, passa a atender os alunos em período integral;
– Construção do refeitório no Complexo Educacional Profª Laura Corrêa Fahl, no Parque das Nações;
– Educação Municipal de Indaiatuba conquista a primeira colocação no Estado de São Paulo e a segunda do Brasil com melhor Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. Ideb 7.4
– Emeb Osório Germano e Silva Filho é eleita como a melhor escola do Estado de São Paulo
2018
– Inauguradas 5 novas creches: Profº Benedito Antonio Misko, no Jardim Portal do Sol; Profª Maria Aparecida Misurini, no Jardim Paulistano; Profª Francisca Nadir Ferreira Menck, no Parque Campo Bonito; Emeb Profª Walda Maria Stocco Prandini, no Parque Campo Bonito (Ed. Infantil); Profª Vera Lúcia Tachinardi Mizurini (2018), no Bairro Mato Dentro;
– Emeb Profa. Elvira Maria Maffei, que está integrada no Espaço Avançar, foi reformada e ampliada para oferecer o atendimento educacional na modalidade Educação Especial Exclusiva para 27 alunos autistas, menores de 18 anos.
– Inauguração Emeb Profª Maria Helena da Costa e Silva, no Parque Campo Bonito;
– Ampliação e reforma da Emeb Profª Janette Vieira Vaqueiro, na Vila Brizolla;
– Construção de duas novas salas na Profª Francisca Nadir Ferreira Menck, no Parque Campo Bonito
2019
– Adaptação do prédio com reforma e ampliação da Emeb Profº Lúcia Steffen, na Vila Teller;
– Educação Municipal de Indaiatuba conquista a primeira colocação no Estado de São Paulo e a segunda do Brasil com melhor Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. Ideb 7.4
– Emeb Osório Germano e Silva Filho é eleita como a melhor escola do Estado de São Paulo
2020
– Inaugurada a creche Profª Marina Maschietto Magnusson, no Parque Residencial Sabiás;
– Inaugurada a Emeb Prof. João Marinho Filho, no bairro Cidade Nova;
– Ampliação e reforma da Emeb Leonardo Braz Zuppa – Parque das Nações;
– Ampliação e reforma da Profª Maria Cecília Ifanger, no Jardim Dom Bosco;
– Ampliação e reforma da Profa. Maria das Dores Tasca Mendes, no Jardim Paulista II;
2021
– Construção de 4 salas de aula na Emeb Profª Maria Helena da Costa e Silva, no Parque Campo Bonito;
– Construção de anexo com piscina na Emeb Profa. Elvira Maria Maffei (Espaço Avançar), no Jardim Rêmulo Zoppi;
– Prêmio Band Cidades Excelentes – A Educação Municipal de Indaiatuba conquistou a primeira colocação do Estado de São Paulo no Prêmio Band Cidades Excelentes/2021, na categoria de população acima de 100 mil habitantes. Já na etapa nacional a Educação Municipal ficou entre as três melhores colocadas do país.
Climatizadores – iniciou a instalação de climatizadores em todas as unidades escolares
Em 2021 e 2022:
557 equipamentos nas Unidade de Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e Unidade de Educação Infantil – pré escola (I e II etapa)
Em 2024 e 2025:
520 aparelhos nas Unidades de Educação Infantil – Creche (Berçário I, Berçário II, Maternal I e Maternal II) e nas quadras e/ou pátios fechados das Unidades de Educação Infantil (pré-escola e Creches), bem como nas Unidades de Ensino Fundamental (1ºao 5ºano):
160 (cento e sessenta) equipamentos em pátios fechados ou Quadras poliesportivas
2022
– Ampliação Emeb Antônio Frederico Ozanam, no Park Comercial de Indaiatuba;
– Construção de Quadra Poliesportiva coberta na Emeb Doardo Borsari,no bairro Videira;
– Ampliação e reforma da Emeb Profª Áurea Moreira da Costa, na Vila Teller;
– Inovações digitais e pedagógicas – com investimento de mais de R$ 60 milhões, a Secretaria de Educação de Indaiatuba iniciou a implantação do programa de inovações digitais e pedagógicas na Rede Municipal de Ensino. As inovações fazem parte de um planejamento focado no fortalecimento das práticas educativas de qualidade na escola
– tablets com internet para alunos – Foram adquiridos 21.000 tablets com internet para os alunos;
– substituição de notebook dos professores – 1.730 notebooks enviados aos professores;
– treinamento do Google for Education para professores – 1.186 professores receberam treinamento no uso pedagógico das tecnologias educacionais, tendo como base a Plataforma Google Workspace for Education;
– Foram instalados 583 kits com projetor interativo multimídia e computador nas salas de aula
– Sistema Sesi de Ensino passa ser o material pedagógico para os alunos da Rede Municipal para a Educação Infantil (Etapas I e II) e Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). O convênio conta também com capacitação presencial e on-line para os professores.
– Programa Maker – Outra inovação foi a Caixa Maker, que chegou em 2022 para os alunos da Etapa I ao 5º ano, aproximadamente 20.000 alunos. Após reformulação da grade o programa passa atender os 5.429 alunos das Etapas I e II. A ação foi pensada e embasada de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), alinhado com os grandes temas que a secretaria de educação desenvolve junto ao sistema Sesi.
2023
– Ampliação da cobertura do pátio e reforma da Emeb Profª Maria José Ambiel Marachini, no Jardim Paulista II;
– Reforma e ampliação da área administrativa e de serviços da Emeb Osório Germano e Silva Filho, no Jardim São Paulo;
– Reforma e ampliação da área administrativa da Emeb Maria Conceição Giacomini Bega, no bairro Cidade Nova II;
– Robótica Educacional – iniciou em 2023 com as unidades escolares de período integral, atendendo aproximadamente 4.300 alunos. Em 2024, o projeto foi implantado em todas as demais unidades escolares de ensino fundamental, do 3º ao 5º ano, atendendo atualmente cerca de 10.800 alunos. A ação foi pensada e embasada de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), alinhado com os grandes temas que a secretaria de educação desenvolve junto ao sistema Sesi.
– Projeto Ler Faz Bem / animação digital – Com 15 anos de desenvolvimento o projeto que tem como objetivo de proporcionar habilidades de leitura e escrita na Rede Municipal. Em 2023 a novidade foi que os livros coletivos dos estudantes foram transformados em uma animação digital.
– Treinamento do Google for Education para 376 professores, os quais tiveram a oportunidade de tirar a Certificação Internacional Google for Education Nível 1 e 2, além da formação nas ferramentas Google Workspace for Education.
– Educação do Amanhã – O Futuro é para Todos – A Rede Municipal de Indaiatuba recebeu o reconhecimento do comitê organizador da conferência Educação do Amanhã – O Futuro é para Todos, pelo destaque na adesão de práticas inovadoras em sala de aula, tornando-se referência na aplicação da tecnologia educacional.
– Prêmio Educador Nota 10 – o professor Rodrigo Tetsuo Hirai, da Emeb João Batista de Macedo, recebeu o prêmio Educador Nota 10, que é o maior reconhecimento de educação no Brasil. Realizado pelo Instituto Somos e Fundação Victor Civita, com apoio da Nova Escola.
– Aluno Tutor – cinco alunos da Emeb Prof. Antônio Luiz Balaminuti participaram do 2º Encontro Nacional do Programa Aluno Tutor promovido pela Colaborativa, empresa parceira Google for Education, na sede do Google Brasil, em São Paulo. Os alunos foram selecionados a partir do nível de engajamento durante as atividades do Programa Tutor
2024
– Inauguração do Complexo Educacional Emeb Maria José Arruda Salvadori Martinhão, no Jardim Veneza, com capacidade de atendimento para 960 alunos em período integral, com 34 salas de aula de 1º ao 5º do Ensino Fundamental I.
– Inaugurada duas novas creches: Bárbara Almeida Ferraz, no Centro, compromisso de campanha, vagas para crianças que os pais trabalham em comércio no Centro e Profª Ruth Ambiel Teixeira de Camargo, no Jardim dos Tucanos.
– Ampliação de sala de aula e reforma da Emeb Profº Wladimir Olivier,no Jardim Oliveira Camargo;
– Ampliação e reforma da Emeb Profª Walda Maria Stocco Prandini, no Bairro Campo Bonito;
– Ampliação e reforma da Emeb Dom Ildefonso Stehle, no Jardim Brasil;
– Em andamento construção de 2 novas unidades escolares em andamento a: Creche localizada no Jardim Veneza e Creche localizada no Colinas de Indaiatuba;
– Em andamento a ampliação e reforma da Emeb localizada na Cidade Nova (antiga FIEC II) e da Emeb Elvira Maria Maffei;
Educação Municipal de Indaiatuba tem o melhor Ideb do Estado de São Paulo
Mais uma vez Indaiatuba é destaque na educação entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O município é o primeiro no Estado de São Paulo e o décimo do Brasil com melhor Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2023. A educação da Rede Municipal conquistou o índice de 7.3, 0.6 acima do Ideb de 2021. Todas as unidades escolares da rede superaram o Ideb nacional (6.0) e o estadual (6.5).
Três escolas municipais de Indaiatuba estão entre os 10 melhores Ideb do Estado de São Paulo
Indaiatuba possui três unidades escolares municipais entre os 10 melhores Idebs (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2023 no Estado de São Paulo. A Emeb Osório Germano e Silva Filho é a número um no ranking estadual com Ideb de 8,8. As Emebs João Baptista de Macedo e João Marinho Filho conquistaram a sexta e sétima posição, com Ideb de 8,2 e 8,1 respectivamente. A Emeb Áurea Moreira da Costa, com Ideb de 8,0 é a 11ª colocada. Classificações consideram as cidades com mais de 200 mil habitantes.
Continuidade aos importantes projetos educacionais
– Educação Ambiental – A Escola Municipal Bosque do Saber foi inaugurada em 2004 e conta com 11 mil m² de área verde e trilha com cerca de 500 metros de mata nativa. Durante a semana os alunos da Rede Municipal de Educação contam com a proposta pedagógica, de acordo com o Currículo Municipal de Indaiatuba, que oportuniza as crianças a vivência através de práticas de estudos voltadas às questões ecológicas, meio ambiente, biodiversidade, saúde e qualidade de vida.
– Feira de Ciências – A tradicional Feira de Ciências da Educação Municipal evolve todos os alunos da Rede e tem como objetivo desenvolver procedimentos de pesquisa, experimentações e aprofundamento de conhecimentos científicos entre os alunos.
– Educa Água – O Educa Água promove a conscientização do uso racional da água, visando a diminuição do consumo nas unidades escolares. Este projeto tem a parceria com o SAAE e realiza a doação da camiseta do uniforme para os estudantes da Rede Municipal de Ensino.
– Museu da Água – O projeto possibilita os alunos conhecerem as instalações e aprenderem um pouco mais a respeito de temas como: cuidados com o uso da água, a história da distribuição de água no nosso município, passeio na trilha, conhecer uma nascente e participarem na sala interativa com mais conhecimentos a respeito da importância da água, para a manutenção da vida.
– Aterro Sanitário – A visita monitorada ao Aterro Sanitário de Indaiatuba e/ou Ecoponto de Inertes – Jardim Eldorado tem como objetivo ensinar a importância em destinar de forma correta os resíduos.
– Projeto Vidart – é desenvolvido pela Secretaria de Educação em escolas municipais de período integral e núcleo comum. A oficina ensina diversas modalidades circenses como: malabares, diabolôs, chapéu chinês, perna de pau, acrobacias de solo, acrobacias coletivas, monociclo, trapézio fixo, tecido acrobático para os alunos.
– Projeto Arte e Dança – O Festival de Arte e Dança tem como objetivo apresentar uma mostra do trabalho realizado nas escolas Municipais nas diferentes áreas da Arte e do Movimento, tendo como foco principal o desenvolvimento integral da criança. Unindo o teatro, a dança e as artes plásticas, o projeto propõe que as crianças vivenciem essas formas de arte e suas famílias a apreciem participando do processo de aprendizagem e desenvolvimento escolar.
– Jogos Escolares – Este trabalho tem por objetivos proporcionar momentos de integração entre os alunos, estimular a prática da atividade física.
– Educa Trânsito – O conteúdo de Educação no trânsito é contemplado no Currículo Municipal de Indaiatuba, deste modo conta com aprofundamento em específicos níveis de modalidades ao longo da escolaridade dos alunos, e em atendimento a Base Nacional Comum Curricular e legislações relacionadas.
– Educação das Relações Étnico-Raciais – Durante o ano são desenvolvidos trabalhos nas escolas com propósitos de uma educação antirracista sobre temáticas referentes à questão indígena e à consciência negra.