Festa do Peão de INDAIATUBA 2012 – SHOWS e Novidades
abril 18, 2012Prefeitura inicia implantação de novo projeto viário na rotatório do Clube 9-
abril 24, 2012Mãos à obra! O vereador Maurício Baroni Bernardinetti (PMDB) volta para a Câmara de vereadores de Indaiatuba. Ele estava licenciado do Legislativo municipal para exercer o cargo de secretário municipal de Esportes, onde permaneceu por três anos.
Baroni, que nasceu político, volta de uma secretaria onde teve a oportunidade de ficar mais próximo da população envolvida com esporte, lazer e turismo.
O que trouxe na bagagem? “Muita coisa”, confessa. Como vereador, ele já arregaçou as mangas e protocolou projetos que envolvem a área cultural; está criando um gabinete itinerante; transformando o seu gabinete em um espaço sustentável; criando um canal com os comerciantes de Indaiatuba; pensando em projetos de prevenção no setor de segurança e indo para as ruas para assim, ouvir a voz do povo!
Baroni tem a política no sangue e começou cedo. Na escola e na Faculdade fez parte de grêmios estudantis. Mas tarde, foi líder do PMDB Jovem e chefe de gabinete da Câmara Municipal. Em 2001 foi convidado a ser candidato a vereador, sendo eleito o mais votado. Não parou mais e foi reeleito nas eleições seguintes. Na ultima, a de 2008, foi convidado a assumir o cargo de secretário de Esportes.
Desde então, três anos se passaram e Baroni chegou arregaçando as mangas. De cara, investiu em melhoria da infraestrutura e equipamentos dos pólos esportivos. Aumentou o numero de pólos esportivos para levar o esporte e lazer aos bairros mais afastados; triplicou as aulas, tanto para crianças, jovens e adultos, quanto para a terceira idade, e ainda criou as academias ao livre.
Para os que querem agarrar o esporte como profissão, Maurício Baroni trouxe campeonatos de nível nacional para Indaiatuba. Para a população em geral, ajudou jovens a serem cidadãos através do esporte, e idosos a viverem a melhor idade de forma mais saudável.
Quando assumiu o setor de Turismo mudou tudo também: incrementou as festas temáticas do Município, criou o evento gastronômico Sabores de Indaiatuba, o ‘Carnaval das Marchinhas’; o Encontro de Carros Antigos, e tantos outros eventos que entraram para o calendário oficial da cidade.
Agora, de volta à Câmara, ele tem mais que um desafio: mostrar que ainda dá orgulho de ser político, num momento em que o Brasil vive de desesperanças na política! Não será fácil, ele prevê. Mas, garra não lhe falta.
Politizado desde pequeno, filho de Marisa Baroni – uma das figuras mais atuantes na Educação de Indaiatuba — ele lembra que na década de 60 os jovens foram às ruas contra a ditadura. Segundo Baroni, muitas dessas pessoas já se tornaram pais e avôs, mas essa nova geração também não encontrou, na prática, o sonhado futuro almejado pelos seus antecessores.
Para Baroni, isso causou na população brasileira falta de vontade para lutar por causas coletivas. “Hoje, essa nova geração é formada, em sua maioria, por meninos e meninas que perderam a fé no Poder Público; e não é para menos: após tantos escândalos, denúncias de corrupção e roubalheira, como continuar acreditando no político?”, reflete.
E ele mesmo responde: “Eu acredito no ser humano e no fato de que é nessa juventude que reside o nosso futuro. Por isso, vou às ruas mostrar a cara e dentro do meu possível, provar que quanto mais cedo começa o engajamento na política, mais rápido conseguiremos construir uma sociedade mais justa, capaz de mudar a cara da política no nosso País.
Texto/foto: Rose Parra
site quanta noticia