Vereador Maurício Baroni lança projeto “Praça Digital” em Indaiatuba-

A Praça Rui Barbosa, localizada no Centro de Indaiatuba, pode se tornar um marco na história digital de Indaiatuba. Uma indicação do vereador Maurício Baroni, que seguiu para a Câmara na segunda-feira (7/05), propõe que o espaço seja a primeira ‘Praça Digital’ de Indaiatuba, com conexão sem fio liberada e abertura dos sinais de internet para qualquer pessoa que frequentar o local. O serviço seria também o 1º da Região Metropolitana de Campinas (RMC) a funcionar em praças públicas.
“O projeto é extenso; queremos que a Praça Rui Barbosa seja a primeira de muitas outras a oferecer o serviço”, anuncia Baroni. Segundo o vereador, a medida dá acesso à internet as pessoas que hoje precisam pagar pela conexão.
“Não é só uma medida que visa o lazer; uma pessoa que faz um curso à distância, uma faculdade online ou precisa desenvolver o que já aprende nos cursos de informática oferecidos pela Prefeitura de Indaiatuba, por exemplo, também serão beneficiadas”, conta.
Benefícios
Entre os demais benefícios da instalação de redes Wi-Fi em diversos pontos fixos do Município, o vereador cita a modernização da gestão pública; uso de tecnologias de apoio por meio da internet; disponibilização de novos serviços para a população, inclusão digital e inclusão social.
“O objetivo é facilitar a vida do cidadão, promovendo ações em parceria com o governo eletrônico; além de incentivar o acesso à educação à distância para que a população possa usar os meios tecnológicos como apoio a aprendizagem”.
Estímulo Econômico
Para Maurício Baroni, a internet hoje melhora a qualidade de vida das comunidades quando estimula as pessoas a se qualificarem. Fazendo um curso à distância, você melhora seu currículo; com isso tem mais oportunidades de emprego e com mais pessoas qualificadas um Município ganha mais estímulo para crescer economicamente falando.
A primeira empresa a se mostrar interessada no projeto é a Apoiocom Digital Telecomunicações, que irá fornecer a rede Wi-Fi. Outra empresa-parceira do projeto é a CompanysatVivo, que vai oferecer o carta-raspadinha, que dá ao usuário a senha de acesso para utilizar o sistema.

Segundo o vereador, a praça Rui Barbosa – que abriga a Feira de Artesanatos de Indaiatuba – vai funcionar como uma espécie de projeto-piloto, onde todas as ideias serão testadas para depois serem replicadas.
“O projeto-piloto será na Praça Rui Barbosa, mas a Apoiocom e a CompanysatVivo já disponibilizaram seus serviços para lançarmos outros nove pontos para a implantação do projeto”. A Rodoviária de Indaiatuba será a segunda praça a receber o projeto. Depois, o município será mapeado e as praças permitirão a conexão de Indaiatuba com o mundo”, comemora.
Como Vai Funcionar
A base do projeto na Praça Rui Barbosa vai funcionar na Casa do Artesão. O local recebe todos os sábados uma Feira de Artesanato que reúne cerca de 50 artesãos. O cidadão recebe um cartão disponibilizado na Casa do Artesão. O cartão tem uma área que deve ser raspada, e que possui um código. Com esse código, ele acessa a internet do dispositivo que levar para a praça, que dá direito a 8h de utilização de internet sem fio, gratuitamente. Essas 8h podem ser fracionadas e utilizadas a qualquer momento.
Francisco Carlos F. dos Santos, o Chicão, coordenador da Feira das Artes que acontece na Praça Rui Barbosa, comemora a iniciativa. “Esperamos que movimente o espaço, leve mais pessoas para a praça, atraia artistas e conecte os cidadãos”, afirma.
A Feira das Artes é formada por artesãos da Fiarte, presidida por Chicão, e Feirarti, entidade a cargo de Ângela Aparecida Loureiro.
Empresas Parceiras
A empresa que fará o cartão-raspadinha com login/senha para acesso dos usuários à Internet é a CompanysatVivo, que atua há 22 anos em Indaiatuba com Telecom e conta com três lojas no município. É uma revenda autorizada a realizar todos os serviços Vivo. Realiza também serviços de manutenção e instalação de TV por assinatura Sky, antenas parabólicas e Home Theater, e está instalada num moderno prédio com show room e degustação de produtos.
O atendimento na Loja CompanysatVivo Premium do Polo Shopping tem um conceito inovador de proximidade e relacionamento com os clientes. Nessa loja, os clientes tem atendimento especial em mesas. Já a Loja Autorizada Vivo atua com a realização e solução de todos os serviços Vivo com atendimento rápido e pontual. Aparelhos, acessórios e equipamentos de áudio e vídeo, também são encontrados nas três lojas da CompanysatVivo Telecom.
Apoiocom
A empresa que fará a implantação da rede wi-Fi é a Apoiocom, uma empresa especializada em projetos, levantamento de campo (site survey),internet via rádio, instalação, manutenção corretiva e preventiva em campo e assistência técnica em laboratório. Além dos serviços, a Apoiocom também atua na locação e venda de equipamentos, conforme as necessidades dos clientes.
A empresa oferece acesso à Internet na cidade de Indaiatuba, interior de SP, através de conexão Via rádio, além de serviços de hospedagem de domínios e sites.

Tags: ,

Related posts

Zé Dirceu é souto

A Justiça do Paraná determinou a soltura do ex-ministro José Dirceu na noite desta...

TEDx Indaiatuba

No dia 22 de outubro, será realizada a segunda edição do TEDx Indaiatuba. Com...

FAICI 2016

Força e Tradição, este é o tema, da FAICI 2016 (Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de...

HOTEL BRASTON INDAIATUBA TEM OPÇÃO PARA O DIA DOS NAMORADOS

HOTEL BRASTON INDAIATUBA TEM OPÇÃO PARA O DIA DOS NAMORADOS

FAICI 2014 – PROGRAMAÇÃO – PASSAPORTE

O Passaporte FAICI 2014 custará R$ 150 para os oito dias de festa.
FAICI INDAIATUBA 2014 – Concurso da Rainha acontece dia 22 de abril Seletiva do Concurso Rainha FAICI 2014 acontece dia 22 de abril Na categoria Adulto,...

MANIFESTAÇÃO EM 24/06 NA CÂMARA DE INDAIATUBA

Cerca de 400 pessoas participaram da  sessão da câmara —

1ª Indaiatuba Eco

A 1ª Indaiatuba Eco teve montagem das tendas na Raia de Remo do Parque...

Vendas Convite BAILE DO HAWAII 2012 clube 9 -Indaiatuba

Informações: Avenida Presidente Vargas,2000 Vila Homero – Indaiatuba, 13338-705 Telefone: (19) 3875-2480
Clube 9 de Julho inicia venda de ingressos para Baile do Hawaii 2012 Em sua 27ª edição, o tradicional Baile do Hawaii, que este ano terá como...

Leave a Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.




Top