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dezembro 19, 2011Por Ana Tex
“Os jogos sociais fazem sucesso pela interação que promovem entre as pessoas: é entretenimento, aliado às interações sociais; geram uma maior aproximação e estreita os relacionamentos entre as pessoas em um grau que muitas vezes não é desenvolvido na vida fora da realidade virtual”. Essa é a opinião de Ana Paula Teixeira, a Ana Tex, consultora de Marketing, formada pela FGV, que estudou Negócios no ICMS (International College of Management, Sydney) e realizou várias especializações na área de marketing e negócios,
Para ela, outro fator de sucesso dos jogos é a empatia; saber que a outra pessoa também joga e tem interesses afins; aguçada pela competição que gera entre as pessoas. A maioria dos jogos são colaborativos, como o Farm Ville. Nesse jogo, você deve cuidar da sua fazenda e, para isto, deve interagir com seus vizinhos, pois quanto mais interagir, mais você ganha pontos no jogo. “Isto faz com que as pessoas tenham mais proximidade, o que gera uma simpatia que sai do virtual e vai para o real”, diz.
Além disto, estes jogos são gratuitos, não tem a necessidade de instalá-lo ou gastar memória como nos jogos tradicionais de PC que eram jogados em CDs. Os jogos também podem ser interrompidos e jogados de qualquer lugar; mais motivos de interesse das pessoas.
Segundo Ana Tex, os jogos sociais já faziam sucesso em Lan Houses (aqueles jogos em rede), pois amigos jogavam como aliados ou inimigos virtuais, o que torna o jogo interessante.
Confira uma entrevista com ela e saiba por que é quase impossível ficar de fora dessa jogada!
Por que eles fazem a cabeça de internautas de todas as idades?
Jogos de computadores não são uma novidade para jovens da geração y, mas são novidades sim para quem não cresceu nessa era digital, hoje com a inclusão digital da maioria das pessoas, aqueles que não viveram na era digital até agora, encontram nos jogos entretenimento, facilidade para jogar, pois todos eles são bem intuitivos, e a interação social que encanta. Por isso que os jogos sociais fazem sucesso com pessoas de todas as idades.
O que eles oferecem de tão fantástico?
Depende do jogo, mas a maioria oferece desafios para serem atingidos com a ajuda de vários usuários, o que dá a motivação para o jogador estreitar ainda mais o relacionamento com seus amigos online, o prazer de jogar está aliado ao prazer de estreitar os relacionamentos, isto acaba se tornando um vício, pois as pessoas tem a necessidade de serem gostadas, no jogo é possível sentir o carinho do outro jogador quando o mesmo te envia algo que pode te ajudar a ganhar mais pontos ou desenvolver melhor seu jogo.
Você aposta neles como uma grande tendência para usuários domésticos e empresas?
As empresas usam os jogos para que o consumidor tenha uma experiência com a marca. Por exemplo o Mc Donalds que utilizou a marca dentro do jogo Farm Ville e a marca Bis que utilizou a marca dentro do jogo Colheita Feliz. As empresas devem transformar suas marcas em objeto de prazer, desejo e satisfação, isso mexe com a cabeça do consumidor, portanto, os jogos são uma forma não invasiva e prazerosa de interação da marca com seu público alvo.
Qual o nicho para explorar a imagem de uma marca por meio dos jogos sociais?
Existem possibilidades infinitas dentro do mundo dos games, os universos para explorar são advergames e in-advergames, ou seja, a marca pode criar seu próprio jogo ou participar (patrocinar) um jogo existente, isto não é novidade para as grandes marcas, o mercado do advergame é muito grande e gera milhões em todo mundo, tanto em jogos de consoles (Nintendo, Playstation, Xbox) como em jogos sociais. A marca pode estar presente de forma ostensiva ou de forma subliminar. A marca Diesel, por exemplo, já vestiu vários personagens de jogos. Jogos de futebol tem diversos patrocinadores que estão presentes nos outdoors do mundo virtual. A necessidade maior é a criatividade da empresa, o planejamento e a verba para investir. A nova onda agora são os aplicativos de jogos para smartphone, várias marcas já estão criando seus jogos. O importante é ser divertido para que o usuário tenha cada vez mais contato com o aplicativo.
O outro lado da mesma moeda
Do outro lado da mesma moeda, há quem não seja apenas jogador. Trata-se dos desenvolvedores de jogos ou empresas que, de alguma forma, estão ganhando visibilidades com as mídias sociais. Confira o que Ana Tex tem a dizer sobre o assunto.
Quais os passos para o pequeno e médio empresário utilizar estratégias de marketing nas mídias sociais para interagir com os clientes, gerando input aos processos de MKT, segmentação de produtos e clientes?
O primeiro passo é entender que isso não é uma onda e não é algo só para jovens e crianças, as pessoas tem que levar as redes sociais à sério, pois o negócio veio para ficar. É a forma de interação que vai estar cada vez mais presente na vida das pessoas. A presença de uma marca nas redes é obrigatória, seja para divulgar ou para monitorar o que está sendo falado dela. Não tem mais como estar preparado para o futuro e vivendo no passado. A empresa deve se preparar muito bem para entrar nas redes, pois é um caminho sem volta e deve interagir com seu público de forma rápida e eficaz, dosando a quantidade de interações e sabendo que todas as interações devem ser processadas e guardadas em um sistema de inteligência de marketing. Portanto, planejamento é fundamental! A segmentação será natural ao longo deste processo. O importante é escolher a rede certa e o tom da comunicação com cada cliente, neste momento é importante ter uma visão única do cliente, pois em redes sociais a comunicação individual será muito utilizada, diferente da comunicação em massa não permissiva que já não se usa mais (exemplo:email marketing).
Quando falamos em marketing em mídias sociais, nos referimos as redes sociais- orkut, twitter, facebook, linkedin, blogs. Existe um tipo de mídia para cada perfil de empresa?
Depende do público que a empresa quer atingir, ela deverá estar presente onde o público dela estiver ou onde seus formadores de opinião estiverem. De qualquer forma, um profissional de marketing que planeja uma ação em redes sociais deve conhecer todas as redes, pois cada uma delas tem suas peculiaridades. É impossível ignorá-las. Hoje um estabelecimento de presença física não pode ignorar a força do Foursquare, Gymplse e Places (redes de geolocalização). O Facebook jamais pode ser ignorado; a força dele é maior que a do Google. Os blogs são ferramentas importantíssimas e de baixo custo para se investir e toda empresa que quer ser achada no Google deveria ter um blog com conteúdo relevante, atrelado ao seu site. Enfim, o importante é conhecer todas as redes que tenham a ver com seu negócio e, depois disso, planejar a entrada, interação com o público e se preparar para se desenvolver nela de forma correta e duradoura.
Qual é o melhor?
Twitter é fundamental, pois lá se fala sobre tudo e é possível o monitoramento da marca. Para empresas com presença física (comércios, restaurantes, danceterias, bares, hospitais, hotéis, etc) o Foursquare é essencial. Nele é possível criar uma variedade de promoções; essa rede tem crescido muito no Brasil. Facebook e Orkut são redes importantes. O FB é a maior do mundo e o Orkut é a maior do Brasil. Blogs são ferramentas importantes, principalmente para marketing de busca; o conteúdo é importantíssimo. Youtube é outra mídia excelente, já que muita gente prefere ver um vídeo do que ler sobre determinado assunto. Enfim, muitas outras redes estão surgindo como Instagra.m, Linkedin e outras.
Porque investir em mídias sociais?
Não tem como ficar fora, é a mídia do momento e do futuro, o terreno é fértil e quase inexplorado de forma inteligente e correta, as empresas que entrarem de uma forma planejada terão grandes chances de serem líderes de mercado. Afinal, hoje tudo se busca se compara na internet, a maioria dos consumidores acreditam no testemunho de outras pessoas que falam de produtos e serviços. As empresas devem monitorar e ficar preparadas para ouvir o cliente. As redes sociais promovem negócios, ajudam a pesquisar produtos, preferências, tendências.
Para quem não entende nada sobre mídias sociais, dicas, primeiros passos…
Primeiro procure um profissional de marketing que entenda disto, pois entrar em uma rede social como pessoa jurídica sem ter um preparo também pode ser perigoso, todas as interações realizadas são formalizadas, caso ocorra algum deslize na comunicação a empresa pode sofrer prejuízos.
Segundo: Preocupe-se com conteúdo; é importante ter conteúdo senão você não terá nada. Fotos, vídeos, peças publicitárias digitais, um bom site, um blog interessante… Tudo isso é importante!
Terceiro: Tenha paciência, afinal o resultado é rápido, mas vai depender do estudo do comportamento do público.
Quarto: Prepare-se, pois é um caminho sem volta. Mas, se você procura por privacidade, não entre em uma rede.
Quinto: Se for para entrar responda TODOS os questionamentos do seu público; não entre em uma rede social se não quiser interagir.
Colunista
Ana Paula Teixeira, ou somente Ana Tex é consultora de Marketing, formada pela FGV, estudou Negócios no ICMS (International College of Management, Sydney), realizou várias especializações na área de marketing e negócios. Atua como professora universitária (Graduação e Pós Graduação) lecionando as disciplinas marketing digital, gestão de marketing e marketing de relacionamento. Possui experiência como coordenadora de cursos de Extensão e Pós Graduação e Diretora de Faculdade, desenvolvendo projetos educacionais (comercial e acadêmico). Atende como consultora, empresas de diversos segmentos com consultoria de marketing, inovação e tecnologia (focada em marketing digital em redes sociais). Trabalha também com marketing aplicado a eventos, saúde e construção civil. Nas horas vagas é broadcaster e blogueira, criou o Blog e Broadcast Hitex para dar dicas úteis de tecnologia, focando em sites práticos, aplicativos de tablets e smartphones. A intenção é desmistificar o uso de tecnologias, já que são úteis para o dia a dia das pessoas.