Jardim Eldorado terá Ecoponto de Inertes com espaço para projeto de educação ambiental

Quarta edição do São João na Praça reúne apresentações de dança e shows gratuitos
03/06/2022
Museu interativo sobre os 50 anos dos videogames chega ao Polo Shopping Indaiatuba
09/06/2022
Mostre tudo

Jardim Eldorado terá Ecoponto de Inertes com espaço para projeto de educação ambiental

Praça permitirá brincar e aprender sobre limpeza urbana da cidade

Um novo Ecoponto de Inertes está em construção no Jardim Eldorado. O espaço é mais uma opção para o descarte correto de materiais, inclusive entulhos de pequenas reformas. A novidade é que o espaço também oferecerá instalações de educação ambiental para fortalecer o trabalho de estímulo ao descarte correto dos resíduos sólidos urbanos. A previsão da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente é de que as obras estejam concluídas até o final de julho.

Construído em parceria com a Corpus, que tem a concessão do serviço de limpeza urbana do município, o novo Ecoponto de Inertes funcionará entre as ruas Reverendo Eliseu Narciso e Francisco Denny, próximo ao Terminal Rodoviário “Vereador Maurílio Gonçalves Pinto. O horário de funcionamento será de segunda a domingo, das 7h às 19h. Além dos recicláveis comuns, como papel, metal, vidro e plástico, o local receberá, de forma gratuita, entulhos e restos de obras de até 1m³, que é o equivalente ao tamanho de uma caixa d’água de mil litros, madeiras e restos de podas, móveis, lixo eletrônico, óleo de cozinha, pneus, lâmpadas, pilhas e baterias.

De um lado do terreno funcionarão as tradicionais estruturas e caçambas para o descarte dos materiais e, do outro, terá uma praça com brinquedos onde os frequentadores poderão aprender sobre a limpeza urbana e sua importância. O espaço de lazer para a comunidade abrigará um grande jogo no qual as crianças vão brincar e, ao mesmo tempo, aprender sobre o uso correto das ilhas ecológicas. “Vamos aproveitar esse espaço para abordar a importância da utilização correta dos ecopontos para a cidade e, também, informações sobre o programa de arborização”, explicou o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Guilherme Magnusson.

O ecoponto é aberto ao público, mas os interessados poderão agendar com a Corpus uma visita guiada pelo endereço eletrônico [email protected]. Basta identificar no título: visita Ecoponto Eldorado.

Na praça terá área para piquenique e um caminhão de coletor de brinquedo, trepa-trepa e outras formas de se divertir e representar o sistema de limpeza urbana. Os pets serão bem-vindos e ganharão um local só deles no projeto.

Este será o segundo Ecoponto de Inertes do município. A Prefeitura já disponibiliza o serviço no Jardim João Pioli. Localizado na avenida Artes e Ofícios, o espaço funciona diariamente, inclusive aos sábados e domingos, também das 7h às 19h. A proposta do município com o serviço é inibir descartes irregulares em terrenos e áreas verdes da cidade, o que prejudica a limpeza urbana, o meio ambiente e até a saúde pública.

Fotos: Eliandro Figueira  RIC/PMI