Ordem do dia: Seis projetos de Lei entram na pauta de votação da 7ª Sessão do ano/2012
abril 4, 2012Indaiatuba é a segunda da região em qualidade no meio ambiente
abril 4, 2012IIndaiatuba alcançou nota 83,81 no Programa Município Verde Azul da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o que lhe valeu o segundo lugar no ranking ambiental da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
O município avançou 42 posições em relação ao ano passado, classificando-se em 97º lugar entre os 645 municípios paulistas que participam do Programa, que certificou este ano, dos 485 municípios que enviaram informações, apenas as 158 cidades que obtiveram 80 pontos, ou mais de pontuação.
Na terça-feira (3/4), no Palácio dos Bandeirantes, o vice-prefeito de Indaiatuba, dr. Antônio Carlos Pinheiro (PTB), representando o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB), e o superintendente do SAAE, engº agrº Nilson Alcides Gaspar, receberam o certificado do Programa Município Verde Azul das mãos do Secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas (PSDB.
A secretária municipal de Urbanismo e de Meio Ambiente, Mariângela Gomes Carneiro, e o diretor do Meio Ambiente da Secretaria, Adriano Mayoral, também compareceram à cerimônia no Palácio dos Bandeirantes para o recebimento do Certificado do Selo Verde Azul, cerimônia que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB).
A execução das dez diretrizes (*) do Programa Município Verde Azul são coordenadas na cidade pela Secretaria Municipal do Urbanismo e do Meio Ambiente, responsável também pelo envio das informações à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, para avaliação dos dados.
Na avaliação do superintendente do SAAE, “é graças ao empenho do prefeito Reinaldo Nogueira que Indaiatuba avança, ano a ano, rumo aos primeiros lugares”.
“Nossa meta é uma gestão local eficiente voltada para a causa global, que é a preservação e o respeito ao meio ambiente, o que beneficia todo o planeta”, enfatiza o engenheiro Nilson Alcides Gaspar.
(*) Dez Diretrizes Ambientais regem o Município Verde Azul. O município fica reconhecido por sua gestão ambiental e pelo trabalho compartilhado com o Governo do Estado de São Paulo, por sua ação local, por uma causa global. São elas: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação de Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.
PACTO DAS ÁGUAS
Na mesma cerimônia Indaiatuba recebeu o Certificado do “Pacto das Águas”, entregue, pela primeira vez, pela mesma Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
Dentre 94 cidades paulistas, com mais de 20 mil habitantes, que aderiram ao “Pacto da Águas”, Indaiatuba ocupa a 18ª posição.
Considerando somente os 64 municípios dos Comitês das Bacias Hidrográficas do Rio Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Comitês PCJ), a cidade é a 3ª colocada.
FONTE: Publicação: 03/04/2012 – 16:43h.
Redatores: Sérgio Squilanti – DCS – SAAE
http://www.saae.sp.gov.br/