MUSEU DA ÁGUA RECEBE EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA CASINHAS DO INTERIOR
agosto 21, 2017Museu da Água recebe exposição ‘A arte dos dioramas’, feita com materiais reciclados
setembro 1, 2017O grupo Commune, de São Paulo, apresentará a comédia “Anti-Comics – Desconstruindo os Super-Heróis”, no dia 26 de agosto (sábado) às 20 horas no Teatro Estrada de Indaiatuba a preços populares, sendo R$ 15 o valor único. Trata-se de um espetáculo que fará parte da programação do Projeto em Cartaz do Grupo de Teatro Estrada.
O espetáculo nasceu de uma coprodução internacional entre a Teatro COMMUNE de São Paulo e Centro Cultural Maria Castaña, de Córdoba, Argentina, com recursos do Instituto Iberescena (Espanha).
Trata-se de uma divertida paródia dos super-heróis (Superman, Batman, Mulher Maravilha) que questiona seus superpoderes em situações de vulnerabilidade, com os quadros O Evangelho segundo o Super-homem”, “A Vida Sexual dos Morcegos” e “A Festa do Pijama”, da premiada escritora de Córdoba, Argentina, Sonia Daniel.
Em A vida sexual dos morcegos” vemos Batman e Robin envelhecidos fogem de Gotham City e se reencontram na periferia de uma grande cidade tentando entender o que foi para eles a experiência como super-heróis. Esse encontro é pautado pela mítica atração sexual entre os dois, mas uma reviravolta os separa novamente.
Já em Festa do Pijama, a Princesa Diana, alterego da Mulher Maravilha, revela, após ser presa por prostituição, sua origem de deusa mítica, mas confessa sua total decepção por Steve Trevor e pela sua condição símbolo sexual que resultou em um verdadeiro fracasso em sua experiência de vida.
O terceiro quadro, O Evangelho Segundo o Super Homem nasce de uma teoria circulante de que o Super Homem seria um personagem messiânico que tem muitos pontos em comum com Jesus Cristo. No começo o Super Homem não se reconhece como tal, mas ao tomar consciência de sua condição como Messias, vive um Apocalipse pessoal que gera uma mudança na história de toda a humanidade. A peça faz referência ao fato de que o Super Homem foi criado por dois judeus ortodoxos (Jerry Sieguel e Joe Shuster) em 1928, que revolucionaram o conceito dos super-heróis (que antes eram pessoas comuns), mas nunca foram reconhecidos, nem receberam um centavo em vida pela sua criação.
A autora Sonia Daniel criou uma paródia dos super-heróis norte-americanos, baseada-nos das HQs dos anos 20 a 40 e nas séries de televisão dos anos 60 a 70, para pôr xeque mitos que integram nosso imaginário (reproduzidos nos anos 60/70 pela Tevê) e refletir sobre o papel do desses heróis na América do Sul.
A peça traduz uma visão latino-americana (e paródica) desses deuses ou super-heróis americanos, que representam e simbolizam o establishment, o modo de vida (way of life) e todo o poder emanado pelos EUA, em especial nos últimos 40 anos (durante a guerra fria).
Proposta de Encenação
A encenação do espetáculo cria uma linguagem visual que mistura imagens dos super-heróis de quadrinhos dos anos 60/70, projetadas num telão situado no fundo do palco com a interpretação dos atores, como se o espectador estivesse em um cinema dentro de um teatro.
O espetáculo começa com a apresentação dos atores como se fosse um filme, mostrando qual intérprete faz qual super-heróis, criando- se uma relação meta teatral e de ficção com o espectador. Ao final, os atores executam uma canção que trata do tema da peça e a imagem no telão mostram os atores que fazem os heróis saindo do teatro.
SERVIÇO
Quando: Dia: 26 de agosto (sábado)
Local: Teatro Estrada
Rua Osvaldo Cruz, 807, Cidade Nova – Indaiatuba/SP
Horário: 20 horas
Ingresso: R$15
Duração: 60 minutos
Gênero: Comédia
Classificação: livre
FICHA TÉCNICA
“ANTI-COMICS – DESCONSTRUINDO OS SUPER-HERÓIS”
Sinopse: O espetáculo é uma divertida paródia dos super-heróis (Superman, Batman, Mulher Maravilha) que questiona seus superpoderes em situações de vulnerabilidade, com os quadros “A Vida Sexual dos Morcegos”, “A Festa do Pijama” e “O Evangelho segundo o Super-Homem”.
Texto: Sonia Daniel (Argentina)
Tradução: Danielle Lopes e Pilar Lopes
Direção: Augusto Marin
Diretor Assistente: Sérgio Osses (Argentina)
Elenco:
Henrique Taubaté Lisboa………………… Robin e Joe Shuster (criador do Super Homem)
Augusto Marin ………………………………. Batman e Jerry Sieguel (criador do Homem)
Wilma de Souza…………………………….. Mulher Maravilha e Miss Doonner
Cesar Serrano……………………………….. Super Homem
Rose Araujo…………………………………… Luisa Lane (namorada do Super Homem)
Miriam Lima…………………………………… Prostituta
George Germino……………………………..Leitor das Rubricas
Operação de luz: Agnaldo Nicoletti
Operação de Som e montagem: Paulo Dantas
Operação de Vídeo: Eder Leme
Desenho de Luz: André Lemes
Sonoplastia: Sérvulo Augusto
Criação e Projeção de Vídeos: Jamil Kubruk e Miguel Pixes
Desenhos e Cartuns: Eloar Guazzelli
Figurinos: Augusto Marin
Coordenação de produção: Augusto Marin e Michelle Gabriel
Administração: Silvia Luvizotto
Montagem e contra regra: Manoel Cabral
Realização: COMMUNE