Prefeitura de Indaiatuba segue pagamentos da 3ª parcela do Renda Mínima esta semana
julho 22, 2021Atleta da equipe de bicicross de Indaiatuba representa o Brasil nas Olímpiadas de Tóquio
julho 22, 2021Foram registradas 10 ocorrências de queimada nos vinte dias do mês de julho
Nos primeiros 20 dias de julho o Corpo de Bombeiro e a Defesa Civil de Indaiatuba registraram 10 focos de incêndio no município, enquanto no ano passado foram computados seis atendimentos durante os 30 dias do mês. As regiões de Itaici e Campo Bonito foram as mais atingidas pelas queimadas. Para denunciar focos de incêndio a população deve ligar para Defesa Civil no 153 ou para o Corpo de Bombeiros no 193.
No mesmo período o departamento de Meio Ambiente notificou cinco proprietários por denúncia de atear fogo para limpeza de área. Nenhuma multa foi aplicada, pois não foi possível identificar em flagrante o autor do crime ambiental.
O período de seca que vai de 1 de maio a 30 de setembro, favorece a propagação do fogo e o departamento, que é vinculado à Secretaria de Segurança Pública, alerta sobre os cuidados que a população deve tomar na época de estiagem.
O objetivo da iniciativa é minimizar os efeitos previsíveis que afetam a cidade nesta época do ano, otimizar os recursos existentes e antecipar os riscos, em função da baixa umidade do ar, de quedas bruscas de temperatura e da ausência de chuvas.
“Essas condições climáticas favorecem os incêndios e problemas respiratórios. A compreensão e colaboração da população sobre as medidas é de fundamental importância para que os efeitos da estiagem sejam diminuídos. Por isso orientamos que não joguem cigarros ou fósforos acessos às margens das avenidas, terrenos e rodovias, especialmente de carros em movimentos; não soltem balões (crime previsto na Lei Nº 9.605/98), não acendam fogueiras e também não queimem folhas secas ou lixos”, orienta o coordenador da Defesa Civil e membro do Programa Município VerdeAzul, Paulo Cesar Feijão.
Defesa Civil
A Defesa Civil de Indaiatuba atua diante de situações de desastres naturais e apoia a população em ações emergenciais. De acordo com a situação vivenciada, é responsável por traçar um plano de ação e acionar todas as secretarias e ou órgãos competentes para prevenir, solucionar ou amenizar a ocorrência.
Programa Município VerdeAzul
Vinculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.
A participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a preferência na liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – Fecop.
Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI