Indaiatuba é o segundo maior exportador da RMC em fevereiro/2012
março 29, 2012Atleta de Indaiatuba quebra recorde paulista da categoria Open de supino.
março 29, 2012Moradores e visitantes de Indaiatuba têm uma opção de passeio agradável e onde poderão adquirir presentes e lembranças originais a preços acessíveis. É a Casa do Artesão, localizada na Praça Rui Barbosa, no Centro, gerenciada pelas entidades Feirarti e Fiarti, com o apoio do Departamento de Turismo vinculado à Secretaria Municipal de Esportes. Fundada em 2006, a loja oferece regularmente produtos elaborados pelos participantes da Feira do Artesão. Há uma variedade de técnicas de artesanato, com trabalhos em biscuit, crochê, tricô, marchetaria, pintura em tela e tecido, entre outras. Os preços são acessíveis, com presentes a partir de 10 reais e alguns itens ainda mais baratos, como os chaveiros de bonecas de pano, a partir de 4 reais.
A Feira do Artesão é uma tradição na cidade e acontece todos os sábados na Praça Rui Barbosa, das 09h às 17h, com entrada gratuita e cerca de 50 artesãos. Um dos locais mais arborizados e agradáveis da cidade, conta ainda com parquinho para crianças e lago com peixes. Além de itens como artigos de cama, mesa e banho, acessórios para a cozinha e enfeites para a casa, os visitantes contam ainda com barracas de alimentos caseiros, de elaboração igualmente artesanal. Além dos moradores, o evento recebe também turistas. “Temos muitos participantes da cidade e da região, mas já atendemos também pessoas até de outros países, como Suíça e Estados Unidos”, destaca a presidente da Feirarti, Angela Loureiro. “Existem ainda vagas para artesãos que queiram se cadastrar, especialmente na área culinária, com receitas caseiras de bolos, doces e salgados. Basta nos contatar e trazer a documentação que providenciamos o processo para obter o alvará para a venda aqui na praça”, explica Angela.
A presidente da Feirarti ressalta que o apoio do Secretário de Esportes, Maurício Baroni, e do diretor do Departamento de Turismo, Silvio Domingues, tem sido fundamental para a manutenção e desenvolvimento da Casa do Artesão e da Feira. “Hoje temos um espaço cedido fixo e com boa estrutura. As barracas dos artesãos, por exemplo, podem ficar guardadas na loja mesmo, assim eles não precisam se preocupar em ter que carregar este material. Todos já trabalham uniformizados e identificados. E a mensalidade para o artesão que quiser vender seu produto na Feira é de apenas 10 reais para a manutenção das entidades e eventos”, completa Angela.
Periodicamente a Feira do Artesão traz atrações culturais extras, como shows e apresentações. Nos próximos sábados, até o início de maio, a novidade são as aulas de ioiô para a criançada, sempre das 10h às 11h30, ministradas pelo campeão internacional e membro da Associação Brasileira de Ioiô, Jorge Messias. Para aprender manobras diferentes, os pequenos devem apenas levar seu ioiô, a participação é gratuita.
Serviço
Casa do Artesão – Praça Rui Barbosa – Rua Cerqueira César, s/n – Centro – Horário de funcionamento: terças, quintas e sextas das 09h às 18h e sábado das 09h às 17h. Informações: (19) 3017-0321.
Feira do Artesão – Praça Rui Barbosa – Rua Cerqueira César, s/n – Centro – Horário de funcionamento: sábados das 09h às 17h.