Cartola espanhol é condenado a quatro anos de prisão por corrupção em escolinha montada em Indaiatuba

Penía foi condenado a quatro anos de prisão

O Tribunal de Justiça de Cantábria, província da Espanha, condenou o ex-presidente do Racing Santander a quatro anos de prisão por crimes relacionados à gestão de uma escolinha de futebol que o clube montou no Brasil

A Justiça considerou o espanhol culpado pelos crimes de apropriação indébita e administração desleal, dos quais ele também terá que pagar uma multa no valor de 3,6 mil euros. Iñaki Urquijo e Juan Vergara, os sócios da empresa parceira do Racing no projeto também foram condenados, e além de responder por apropriação indébita e serem condenados a um ano e seis meses de prisão, pagarão cerca de 840 euros cada, além dos custos processuais.

O Racing Santander, a associação de ex-jogadores do clube e alguns acionistas minoritários foram os responsáveis pela ação, que ainda cabe recurso.

O caso

Em 2007, um ano após assumir a presidência do clube, o dirigente fechou uma parceria com a Sport Rent Consulting, empresa de Vergara e Urquijo, para a criação da escola de futebol Racing Primavera em Indaiatuba, interior de São Paulo, região de Campinas. O objetivo era formar jovens jogadores em associação com clubes que disputam a série A3 do CAmpeonato Paulista.

O projeto não tinha aprovação do Conselho De Administração do Racing, nem um investimento orçado. Segundo o tribunal, a unica documentação que o cartola tinha em mãos eram comprovantes de “transferências feitas para pagar seus custos”, no valor de 950 mil euros, entre as temporadas 2008 e 2010-2011, todas feitas pelo “Sr. Pernía”.

“Houve uma atividade criminosa ordenada e orquestrada de apropriação de dinheiro e de operações relacionadas com administração desleal, na medida em que envolveu uma gestão desleal do patrimônio do clube e, conscientemente, causou um prejuízo econômico derivado do uso abusivo e injustificado de recursos sociais”, concluiu a corte.

fonte: Site Jovem Pan

Tags: ,

Related posts

Zé Dirceu é souto

A Justiça do Paraná determinou a soltura do ex-ministro José Dirceu na noite desta...

TEDx Indaiatuba

No dia 22 de outubro, será realizada a segunda edição do TEDx Indaiatuba. Com...

FAICI 2016

Força e Tradição, este é o tema, da FAICI 2016 (Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de...

HOTEL BRASTON INDAIATUBA TEM OPÇÃO PARA O DIA DOS NAMORADOS

HOTEL BRASTON INDAIATUBA TEM OPÇÃO PARA O DIA DOS NAMORADOS

FAICI 2014 – PROGRAMAÇÃO – PASSAPORTE

O Passaporte FAICI 2014 custará R$ 150 para os oito dias de festa.
FAICI INDAIATUBA 2014 – Concurso da Rainha acontece dia 22 de abril Seletiva do Concurso Rainha FAICI 2014 acontece dia 22 de abril Na categoria Adulto,...

MANIFESTAÇÃO EM 24/06 NA CÂMARA DE INDAIATUBA

Cerca de 400 pessoas participaram da  sessão da câmara —

1ª Indaiatuba Eco

A 1ª Indaiatuba Eco teve montagem das tendas na Raia de Remo do Parque...

Vendas Convite BAILE DO HAWAII 2012 clube 9 -Indaiatuba

Informações: Avenida Presidente Vargas,2000 Vila Homero – Indaiatuba, 13338-705 Telefone: (19) 3875-2480
Clube 9 de Julho inicia venda de ingressos para Baile do Hawaii 2012 Em sua 27ª edição, o tradicional Baile do Hawaii, que este ano terá como...

Comments are currently closed.

Top