
Unilever seleciona o Instituto Nanquin para patrocinar projeto cultural que impactará jovens de Indaiatuba
março 13, 2026A Prefeitura de Indaiatuba iniciou a instalação de novos abrigos para passageiros do transporte coletivo, com estruturas modernas e tecnológicas que visam proporcionar mais conforto, segurança e proteção aos usuários.
Nesta primeira etapa, serão implantados quatro novos abrigos, foi considerado pontos com demanda alta de usuários e em locais que ainda não tinham a estrutura. Dois deles estão localizados na Avenida Fábio Ferraz Bicudo, nas proximidades dos condomínios Dona Maria José e Dona Lucilla, atendendo os dois sentidos da via (Centro/Bairro e Bairro/Centro). Outros dois pontos estão na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, sendo um na altura do Jardim Esplanada, ao lado da obra de arte “A Família no Parque”, e outro em frente ao Espaço Bem Viver.
Os novos abrigos foram projetados para oferecer mais comodidade aos passageiros, com dimensões aproximadas de 4 metros de comprimento, 2 metros de largura e 2,30 metros de altura, garantindo espaço adequado para espera e circulação, além de área reservada para cadeirantes.
A estrutura é composta por pilares metálicos em aço galvanizado, que asseguram resistência e durabilidade. A cobertura metálica com acabamento em chapas de ACM oferece proteção contra sol e chuva. Já os fechamentos laterais e parte traseira são feitos em vidro temperado, proporcionando visibilidade e proteção contra mau tempo e condições climáticas adversas, com complemento em chapas metálicas.
Cada abrigo conta ainda com banco metálico integrado, com capacidade para cinco pessoas, sendo quatro assentos individuais e um assento ampliado, além do espaço destinado à acessibilidade, para Pessoas com Deficiência (PcD).
Entre os diferenciais tecnológicos estão o sistema de iluminação em LED com acionamento automático por sensor fotocélula, garantindo segurança no período noturno, e a disponibilidade de tomada USB para os usuários.
A alimentação elétrica é feita por meio de um sistema de energia solar fotovoltaica autônomo (off-grid), composto por painel solar, controlador de carga, bateria e cabeamento, o que permite funcionamento independente da rede elétrica, promovendo eficiência energética e sustentabilidade.
O prefeito Custódio Tavares destacou o investimento em inovação e qualidade, “Buscamos o que há de mais moderno para oferecer à população. Esses novos abrigos foram pensados para garantir mais conforto, segurança e acessibilidade aos usuários do transporte coletivo, acompanhando o padrão de desenvolvimento da cidade”, afirma.
A iniciativa integra os investimentos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana na melhoria da infraestrutura do transporte público, contribuindo para uma cidade mais organizada, acessível e eficiente.





